logomarca Clube&Casa

#Aqui tem design – Técnicas ancestrais e tecnologias avançadas de norteiam o trabalho de Andrea Maestri

Por Beto Cocenza
Fotos: Cris Vidal (retrato) e divulgação

Gaga, do artista Andrea Maestri

A história da cerâmica italiana se confunde com a história da Mesopotâmia, Europa e África, portanto, tudo a ver com nosso passado e universo histórico, pictórico e utilitário. Os persas, egípcios e tantos outros povos mediterrâneos iniciaram sua influência pela Sicília. Chegar a Roma foi um pulinho.

Introduziram técnicas ancestrais para produção de pisos, revestimentos para paredes, painéis decorativos e objetos utilitários. Conjuntos inteiros são encontrados por toda Itália durante escavações arqueológicas. Atento às técnicas ancestrais, Andrea Maestri investe grande parte de sua energia diária em desenvolver projetos com design exclusivo, editando pequenas séries limitadas ou peças únicas, com personagens irreverentes e com nomes simpáticos, tais com: Gaga (na foto), Papa, Mama, Bumbum e outros.

Colecionadores privados e instituições públicas têm adquirido obras para seus acervos. Andrea é extremamente detalhista com o acabamento de suas peças, utiliza materiais inusitados, todos misturados de forma surpreendentemente harmônica. Seus projetos integram tecnologias avançadas e as antigas tradições de produção manual, com resultados impactantes.

Há algum tempo tem projetado interiores requintados, oníricos, bem-humorados e com uma certa excentricidade, utilizando algumas de suas criações. Arquiteto e designer italiano, Andrea Maestri atualmente tem sua base em Milão. Suas criaturas animais e humanoides já foram exibidas na Triennale Milano, em Osaka e Los Angeles.

*Patrocinada pelo Club&Casa Design

*Beto Cocenza é idealizador do @boomspdesign

Compartilhar Matéria


Continue vendo outras matérias

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência, de acordo com nossos Termos de uso e Política de privacidade.