Sete projetos que são o futuro da arquitetura – Parte I

Sete projetos que são o futuro da arquitetura – Parte I

Mais do que tendências, a arquitetura contemporânea apresenta projetos únicos e que podem mudar a visão de ambientes que virão a ser construídos. Esse é o mote de um artigo publicado no The Huffington Post, chamado “The Architecture of the Future is Far More Spectacular than You Could Imagine”.

O texto traz catorze projetos que utilizam conceitos inovadores e que possuem todos os aspectos necessários para transformar a arquitetura e o design mundiais. Para apresentar melhor cada uma dessas obras, o Club&Casa fará duas postagens trazendo-as para você. A primeira parte da lista começa agora:

Pontes sinuosas: mais do que construções para fazer com que pessoas e automóveis passem por porções d’água, tornou-se importante criar espaços cheios de curvas para dar a impressão de movimento. Um projeto sobre o rio Dragon King Harbour, na cidade chinesa de Changsha, deixa isso bem claro.

Giros: falamos de movimento no tópico anterior e eles seguem agora, mas de uma maneira distinta. Não é apenas dar a impressão de que algo está se mexendo, são prédios giratórios de fato. Com pavimentos que rotacionam, um prédio em Dubai projetado pelo arquiteto David Fisher é um ótimo exemplo disso.

Parques fechados: não, não falamos de espaços temáticos; mas, sim, de parques com temperatura controlada e que não agridem o meio ambiente. O Zaryadye Park, novo espaço de Moscou (o primeiro em cinquenta anos), foi projetado para seguir aberto ao longos dos rigorosos invernos russos e conviver com quatro vegetações distintas.

Invisibilidade: é a realidade, não um filme de ficção científica. Seja em telões de LED que enviam imagens para a superfície reflexiva da construção ou seja com madeiras revestidas com filme espelho (como esse celeiro em forma de paralelogramo de um escritório de Nova York), prepare-se para vários projetos como esse.

Resistência à tragédias naturais: tsunamis, terremotos, furacões, queimadas... mais que a segurança em áreas risco, o conceito tornou-se também arquitetônico. Concebido por habitantes da ilha de Dauphin Island (no estado americano do Alabama), o bunker é um ótimo exemplo disso.

“Capas” para prédios gigantes: refletir o cenário externo no qual arranha-céus estão envoltos é uma vontade comum a boa parte dos arquitetos dos mesmos. Construção mais alta do mundo (com cerca de 800m), o edifício Burj Khalifa, em Dubai, já conta com uma “roupa” nesse estilo.

Sustentabilidade: em voga em todo o planeta há anos, o conceito cada vez mais chega à arquitetura. Um dos projetos que mais coloca em prática essa tendência é o da revitalização da usina térmica de Wedel Vattenfall, na Alemanha. Ela será revestida de trepadeiras onduladas, revertendo o C02 em ar puro.

Club&Casa Design

Por

Club&Casa Design

E-book - Top 10 tendências da Feira de Milão 2019

E-book - Top 10 tendências da Feira de Milão 2019

Casa e Jardim e Club&Casa Design apontam as principais tendências de design do Salão de Milão 2019 em e-book exclusivo   A 58ª edição do Salão Internacional do Móvel de Milão – maior e mais importante feira do segmento de des...

CLUB DE CARA NOVA

CLUB DE CARA NOVA

Club&Casa Design está com campanha muito mais vantajosa e personalizada para seus associadosVigente desde o fim de 2018, a nova campanha do Club&Casa Design traz muitas vantagens para quem é associado à pla...

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

    Ano a ano o segmento de louças sanitárias tem investido em design e tecnologia aliada à sustentabilidade. O mercado que antes possuía limitações na quantidade de peças, h...

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

    O complexo cultural Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tornou-se uma das referências em obra pública da cidade. Seu desenho inovador foi idealizado pelo arquiteto francês...

Design com alma brasileira

Design com alma brasileira

              Fibra sintética e alumínio na fabricação de móveis para áreas externa e interna. Esta é a combinação que em 1989 deu...

Fibras sintéticas: belas e resistentes

Fibras sintéticas: belas e resistentes

    Por muito tempo os móveis e objetos fabricados com fibras se restringiram a casas de praia ou campo. Hoje é comum serem encontrados em residências urbanas, não só na versão natur...