Os benefícios da automação residencial nos projetos

Os benefícios da automação residencial nos projetos

Os adventos das novas tecnologias smart (como celulares, televisões, tablets, centrais multimídias e etc) trouxeram muitas facilidades para a rotina do consumidor. O aparecimento destes gadgets também trouxe à área residencial muitas novidades em termos de automação.

Controlar a temperatura, acessar o sistema de segurança, controlar o funcionamento dos sistemas de iluminação, abertura e fechamento de persianas e o comando de alguns equipamentos, além de monitorar o sistema de alarme das residências são alguns dos benefícios que a automação pode trazer. 

Neste sentido, o Club&Casa preparou uma lista com algumas das principais atividades quando se fala em automação residencial nos projetos:

Segurança: o projeto de um sistema automatizado residencial deve ter a premissa da segurança. O sistema de câmeras normalmente é conectado ao alarme e pode ser acessado pelo morador de onde ele estiver, por meio de seu smartphone. Além de todos os comandos mencionados, temos ainda outras funções que ele pode executar que são de grande importância no dia de hoje: câmeras de segurança, alarmes de incêndio, controles de acesso, vazamentos de gás e água, rastreamento de pessoal e veículos. Todas as ferramentas dão a possibilidade de gravação e proteção do sistema contra a ação de intrusos.

Ar condicionado: este também é um item que faz parte de boa parte das residências que têm ou que desejam automatizar processos, uma vez que ele é responsável por 40% da energia do local onde está instalado. Da mesma forma que a iluminação, ele pode ser controlado automaticamente em função da temperatura ambiente e adequado para a temperatura de conforto desejada.

Iluminação: existem sistemas que controlam lâmpadas de acordo com o nível de luminosidade do ambiente visando economia e sofisticação. Além de aumentar a vida útil das lâmpadas, traz ganhos em economia de energia. Esses controles podem ser feitos, inclusive, por meio de um dispositivo móvel quando a pessoa estiver fora da residência.

Persianas: As persianas, além de decorar o ambiente, podem ser parte da automação do projeto. Ligadas ao assunto “luminosidade”, é possível controlar a abertura e fechamento, evitando a iluminação artificial em momentos em que não há necessidade. 

Sistemas de áudio e vídeo: hoje, existem empresas que ajudam a fazer projetos de cinema em casa. As poltronas podem ser reclináveis; e a tela, do tamanho que o espaço permitir. Por meio da automação é possível, inclusive, criar cenários em função da luz natural e de acordo com a projeção e melhor adequação do nível de luz na sala. 

Club&Casa Design

Por

Club&Casa Design

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

    Ano a ano o segmento de louças sanitárias tem investido em design e tecnologia aliada à sustentabilidade. O mercado que antes possuía limitações na quantidade de peças, h...

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

    O complexo cultural Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tornou-se uma das referências em obra pública da cidade. Seu desenho inovador foi idealizado pelo arquiteto francês...

Design com alma brasileira

Design com alma brasileira

              Fibra sintética e alumínio na fabricação de móveis para áreas externa e interna. Esta é a combinação que em 1989 deu...

Fibras sintéticas: belas e resistentes

Fibras sintéticas: belas e resistentes

    Por muito tempo os móveis e objetos fabricados com fibras se restringiram a casas de praia ou campo. Hoje é comum serem encontrados em residências urbanas, não só na versão natur...

OMA Galeria promove arte para todos

OMA Galeria promove arte para todos

    Primeiro espaço privado de artes visuais em São Bernardo do Campo, a OMA Galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Fundada em 2013, tornou-se referência na região, desta...

Tecnologia na ponta dos dedos

Tecnologia na ponta dos dedos

    Se antes a automação era restrita a ambientes corporativos, hoje, no entanto, tem conquistado cada vez mais residências. Segundo dados da Associação Brasileira de Automaçã...