Club&Casa Autoral: Revisteiros revelam uma nova forma de pensar e repensar o design

 Club&Casa Autoral: Revisteiros revelam uma nova forma de pensar e repensar o design

Dizem que o bom design transcende o tempo, alia forma à função, além de não abrir mão da estética. Basta lembrar de todas as criações que fizeram história: a banqueta Stool 60, projetada em 1933, pelo arquiteto e designer Alvar Aalto ou o Carro de Chá, em 1935, também de sua autoria; a poltrona Mole, em 1957, pelo saudoso Sergio Rodrigues; a poltrona Barcelona, em 1929, por Ludwig Mies van der Rohe e Lilly Reich, entre muitas outras.

 

Incentivar o design brasileiro por meio da criação de peças capazes de atravessar gerações. Essa também é a proposta da segunda edição do Club&Casa Autoral, que apresenta 20 revisteiros elaborados por arquitetos e designers de interiores associados ao Club&Casa.

 

Assim como aconteceu em 2017 com os banquinhos, os revisteiros foram avaliados por um júri especializado, formado por nomes como Beto Cocenza, idealizador do BOOMSPDESIGN; Alexandre Salles, coordenador dos cursos de design de produto e design de interiores do IED – Istituto Europeo di Design; Lucila Turqueto, fundadora do Casa de Valentina; Luis Pons, designer venezuelano radicado em Miami; e SuperLimão Studio, escritório multidisciplinar que desenvolve projetos de arquitetura e design.

 

Veja os 20 projetos escolhidos com base em critérios como criatividade, funcionalidade e ergonomia. Todos serão expostos no BOOMSPDESIGN 2018.

 

Bárbara Dundes – arquiteta

 

Revisteiro Vinco

 

“Os vincos de um determinado material, assim como em nossas vidas, não somem. Eles permanecem, ajudando a contar nossa história”

 

A peça foi criada a partir de chapas de latão, com dobras que não podem ser desfeitas. A estrutura de ferro e o tampo de granilite conferem resistência, além de personalidade ao revisteiro, que se adapta a qualquer tipo de ambiente.

 

 

 

Beatriz Fabri – arquiteta

 

Revisteiro Lotus

 

“A inspiração veio em uma viagem pela Ásia, quando uma fachada transpassada de um edifício despertou minha atenção. O nome, no entanto, vem da tradição de se entregar uma flor de Lotus ao Buda, rito tradicional na Tailândia”

 

A ideia foi inovar com a criação de um modelo em que as revistas fiquem suspensas e fáceis de se visualizar. A peça única serve ainda como banco, pois recebeu assento de porcelanato marmorizado em combinação com a estrutura de bronze. 

 

 

Carina Massareto e Rogério Stocco – arquitetos

 

Revisteiro Wave

 

"De uma paixão por praia surgiu o formato orgânico da peça. Algo que gostaríamos de ter em casa”

 

O conceito surgiu depois da visita ao Salão do Móvel de Milão 2018. O formato de onda ganhou formas a partir da junção de duas artes: a marcenaria e a serralheria – forte tendência vista nos móveis expostos na capital do design. Para a confecção foram utilizados alumínio, tanto na estrutura quanto na tela e chapas de MDF revestidas com carvalho natural lavado, material que compõe a caixa de apoio com gaveta para guardar livros ou objetos.

 

 

 

Daniela Marim – designer de interiores

 

Revisteiro Movie

 

“A ideia foi projetar uma peça versátil, ou seja, que sirva ao uso convencional e também aos aparatos tecnológicos”

 

O mobiliário é formado pela união de películas com encaixes para o ponto de equilíbrio, contemplando passagens específicas para conexão USB. Mescla materiais como madeira – empregada nas ponteiras dos tubos metálicos –, películas adesivas decorativas e acrílico para a confecção da base. 

 

 

 

Elaine Delegredo e Luciana Corrêa - Arquitetas

 

Revisteiro infantil

 

“Sua forma lúdica foi pensada com o objetivo de incentivar a leitura infantil”

 

O revisteiro com forma de girafa foi projetado para ocupar bibliotecas, dormitórios, assim como livrarias infantis. Além de funcional, o propósito do design criativo é despertar a curiosidade de crianças para a leitura, em meio a um mundo tão digitalizado. Foi confeccionado em MDF pintado. 

 

 

 

 

Guilherme Nicoletti – arquiteto

 

Revisteiro Slice

 

“A proposta foi desenvolver um mobiliário funcional e decorativo, capaz de enaltecer a revista, vista como verdadeira arte gráfica”

 

Para a fabricação do Slice foram usados vidro canelado incolor e base de aço com acabamento em latão. Na parte interna, as prateleiras com diferentes níveis têm dupla função: servem como apoio para as revistas, além de sustentarem as placas de vidro. 

 

 

 

Helen Granzote - arquiteta

 

Revisteiro Fera Palace

 

“Inspiração surgida do encantamento pela decoração Art Déco do Fera Palace Hotel, de Salvador, durante participação em Workshop Nacional promovido pelo Club&Casa Design”

 

A peça traz o desenho do piso do lobby – ladrilho preto e branco – impresso no tecido que apoia as revistas. As cores, dourado e preto, também são características do estilo; o que justifica a criação de hastes douradas em metal pintado. Já a prateleira de vidro preto serve para apoiar, por exemplo, um vaso de planta ou outro adorno. Outra questão pensada no projeto foi a ergonomia, por isso estabeleceu-se uma altura de 70 cm. A solução proporciona maior conforto na hora de pegar uma revista, tanto para quem está sentado quanto de pé.

 

 

 

Karina Korn – arquiteta

 

Revisteiro Skyline

 

“O revisteiro faz referência ao skyline da cidade”

 

Inspirada no amor da arquiteta pela cidade de São Paulo, a peça foi concebida para ser apoiada no chão, com as revistas dispostas entre os prédios. Divertida e versátil, pode ser confeccionada de diversas formas: em acrílico ou madeira; adesivada, colorida ou preta e branca. Embora o tamanho tenha sido escolhido para ficar ao lado de um sofá ou qualquer outro móvel, existe a possibilidade de ser redimensionado conforme as necessidades. Possui estrutura de madeira com formato de edifícios e fachadas adesivadas.

 

 

 

Lucia Vale – designer de interiores

 

Revisteiro “V”

 

“Prático e acessível, estas foram as premissas do projeto. No que se refere à praticidade, a forma como as revistas ficam dispostas varia conforme as preferências de cada um; essa intervenção faz parte do design. Acessível por permitir que seja fabricado também com materiais de baixo custo”

 

O mobiliário recebeu cordas náuticas tensionadas de cores sortidas, que contrastam com a sobriedade da madeira. Outra opção é produzi-lo a partir de caixotes e corda de sisal, o que o torna um objeto sustentável e barato. Possui opções de uso: revisteiro propriamente dito afixado na parede ou mesa de apoio e revisteiro, bastando acrescentar quatro pezinhos.

 

 

 

Meet Arquitetura e Interiores

 

Revisteiro Twig 

 

"Mais do que uma peça de decoração deve chamar à atenção para o seu conteúdo. O objetivo é ter um móvel que destaque a revista”

  

A altura diferente dos modelos convencionais foi para possibilitar que as revistas sejam visualizadas independente da altura do observador. Os pés remetem aos galhos secos de uma árvore, tornando o mobiliário audacioso. Couro, madeira e cobre foram os materiais escolhidos que, aliados ao design, tornam a peça atemporal.

 

 

 

Paula Carvalho – arquiteta

 

Revisteiro woodLine

 

“A proposta foi criar um móvel para ser colocado em qualquer ambiente da casa, ou seja, onde o morador costuma ler ou onde se sinta à vontade”

 

O revisteiro foi projetado sem a preocupação de combiná-lo com o restante da decoração, pois tem o poder de destacar-se sem seguir padrões convencionais. Com a onda tecnológica, pensamos em unir estética à forma e função. O projeto contempla o apoio principal em latão para o suporte não apenas de revistas ou livros, mas também de smartphones e tablets, por isso a criação de saídas para a passagem de cabo USB e carregamento celulares por indução na parte superior. Possui estrutura de MDF revestido com folha de madeira Pau Ferro envernizada. Suas formas retas e um lado facetado se completam e terminam no ponto zero da base de apoio, fabricada em mármore Calacata.

 

 

 

Percio R. Bomente – arquiteto e designer

 

Revisteiro Ripado

 

"O móvel, que presta homenagem ao arquiteto e designer Gerrit Rietveld, é utilitário, além de ter perfil decorativo”

 

O arquiteto e designer concebeu uma peça multiuso, que funciona como revisteiro, bandeja e mesa. Para fabricação foi utilizada a madeira Pinus com certificação Forest Stewardship Council (FSC). Este selo determina que as empresas que trabalham com produtos florestais não influenciem nocivamente a vida selvagem e ainda garantam o respeito aos povos indígenas que vivem nas regiões nas quais elas atuam.

 

  

 

Pricila Dalzochio– arquiteta

 

 “O projeto visa retomar a brasilidade por meio de referências, como as tradicionais redes de descanso coloridas”

 

Cordas coloridas foram amarradas em uma estrutura metálica tubular (1 x 1 cm) com pintura anodizada preta. As dimensões tornam a peça leve e apropriada ao transporte. O produto é de fácil produção, além de ter baixo custo. 

 

 

 

Bernardo e Priscila Tressino – arquitetos

 

Revisteiro MetrópoliS

 

“Com a proposta de criar uma obra de arte exclusiva, representa as construções da cidade em sua forma mais bruta”

 

Produzido em concreto armado, com parte das ferragens aparentes e superfície crua, exibe a marca das fôrmas. O grafite com técnicas de pintura mista, feito pelo artista plástico Fernando Reche, confere destaque ao móvel.

 

 

 

Luciana Uras - Studio ArquitetUras

 

Revisteiro Girafa

 

“As referências que servem de ingredientes para trabalhar a criatividade podem ser obtidas dos lugares mais inusitados [...] Turbilhão de imagens que se fundem em um objeto funcional”

 

Alusão direta à forma do mamífero das savanas, a peça tem estrutura de MDF revestido de folha de freijó, detalhe e folha de madeira natural ebanizada e haste de madeira maciça encimada por uma cúpula de abajur tradicional. O fio exposto traça a linha que marca o eixo. De dimensões enxutas, o Revisteiro Girafa comporta revistas e livros, apoia uma xícara de café e permite desfrutar de uma leitura confortável e bem iluminada.

 

 

  

 

Studio Trends Casa 

 

Revisteiro Apoio

 

“A proposta surgiu da ideia de ter um móvel com três funções em uma só. Porque, às vezes, o apoio e conforto de que você precisa vem de onde você menos espera”

 

As três funções se unem em um móvel esbelto e de muito estilo. Apoiado a uma superfície vertical, remetendo às pessoas que se escoram em paredes ou pilares para desfrutar de um bom livro ou revista. Desta visão cotidiana surgiu a ideia de criar um revisteiro apoiado. Os materiais propostos são o ferro, mármore Calacatta, madeira e luz, que rementem aos elementos da natureza. 

 

 

 

  

Tatiana Spencer - Arquiteta

 

Revisteiro #03 Elementos

 

“A proposta é parte de uma linha onde se busca usar materiais simples que se harmonizem”

 

A peça decorativa e prática usa três elementos numa composição elegante e funcional. Os vergalhões trazem simplicidade à estrutura, contrastando com a textura nobre imposta pelo couro. Une-se aos dois um terceiro e novo componente, a pedra, que leva despretensão à peça com sua naturalidade rudimentar.

 

 

 

Telma Maranesi – Arquiteta 

 

Revisteiro POP

 

"Os apartamentos e consultórios pequenos nos fazem refletir sobre a ocupação consciente dos espaços, por isso este modelo de parede é ideal para os dias de hoje”

 

Projetado para ser funcional e ocupar menos espaço, o Revisteiro Pop quebra a geometria de ângulos retos de espaços pequenos e também das revistas. Produzido em ferro e com acabamento preto, é delicado, mas resistente. Tem baixo custo de produção, sem perder qualidade e durabilidade.

 

 

 

WM Arquitetura

 

Revisteiro WM

 

"Criado para ser versátil e de design diferenciado, pode ser usado para colocar revistas e livros em posições variadas e criativas, com um resultado lúdico e inusitado”

 

A peça possui ripas e uma prateleira intermediária, que além de estruturar o revisteiro, acomoda revistas e livros. Pode ser produzido em diferentes materiais, com sua estrutura ripada em ferro (com pintura eletrostática colorida e personalizada), e prateleira em diferentes materiais (pedra, MDF, laqueado, etc.), possibilitando uma infinidade de combinações de acabamentos e cores.

 

 

 

Waldir Barboza - Arquiteto

 

Revisteiro Esphera

 

“Foi projetado com o intuito de unir sua função – de organização e espaço para apoiar as revistas em ambientes de espera e leitura – com o seu caráter decorativo, agregando aos espaços maior conforto e elegância”

 

Seu formato circular faz com que se torne atraente e convidativo. Com diferentes opções de cores, pode ser facilmente utilizado em diversos ambientes. Foi construído com peças de laca preta de 2 cm, espaçadas umas das outras em 3 cm, produzindo um aspecto ripado vertical. O formato dialoga com a base de MDF com acabamento em laminas de madeira e um arco dourado.

 

Club&Casa Design

Por

Club&Casa Design

CLUB DE CARA NOVA

CLUB DE CARA NOVA

Club&Casa Design está com campanha muito mais vantajosa e personalizada para seus associadosVigente desde o fim de 2018, a nova campanha do Club&Casa Design traz muitas vantagens para quem é associado à pla...

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

Vasos sanitários integram design, tecnologia e sustentabilidade

    Ano a ano o segmento de louças sanitárias tem investido em design e tecnologia aliada à sustentabilidade. O mercado que antes possuía limitações na quantidade de peças, h...

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

Drywall compõe ambientes da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

    O complexo cultural Cidade das Artes, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, tornou-se uma das referências em obra pública da cidade. Seu desenho inovador foi idealizado pelo arquiteto francês...

Design com alma brasileira

Design com alma brasileira

              Fibra sintética e alumínio na fabricação de móveis para áreas externa e interna. Esta é a combinação que em 1989 deu...

Fibras sintéticas: belas e resistentes

Fibras sintéticas: belas e resistentes

    Por muito tempo os móveis e objetos fabricados com fibras se restringiram a casas de praia ou campo. Hoje é comum serem encontrados em residências urbanas, não só na versão natur...

OMA Galeria promove arte para todos

OMA Galeria promove arte para todos

    Primeiro espaço privado de artes visuais em São Bernardo do Campo, a OMA Galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Fundada em 2013, tornou-se referência na região, desta...